A Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas de Alfornelos abre aqui um espaço dedicado ao intercâmbio de ideias, opiniões e informações. Disponibilizaremos toda a informação relevante e poremos à discussão os mais variados assuntos. Contamos com a vossa participação, numa atitude activa, critica e interessada de modo a podermos todos participar de forma consciente na educação, promoção e integração escolar e comunitária dos nossos filhos e educandos.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE EDUCATIVA



“...Educa o menino...” Parece uma tarefa tão simples, para a qual muitos dos pais não estão preparados. Após a noticia de que vamos ser pais, lemos todos os livros, manuais sobre gravidez e parto. Mas sobre educação, atitudes e comportamento...não somos muitos de nós que nos interessamos por esses assuntos. E com a correria que é a vida de cada um lançamos as nossas responsabilidades em cima da escola e de outras instituições... vamos abdicando do nosso dever (e até direito...) de ter um papel activo na formação e educação de nossas crianças. À medida que as crianças vão crescendo, vai decrescendo o número de encarregados de educação presentes nas reuniões.
Cada vez mais torna-se imperioso a participação activa dos Pais e Encarregados de Educação, junto da escola. Não com o objectivo de arranjar problemas, de interferir no processo educativo, mas sim para em parceria obter uma optimização do percurso escolar dos nossos educandos, salvaguardando nossos valores e princípios para uma educação integral.
Como poderemos participar?
  • De uma forma presencial em reuniões, sempre que convocados para o efeito.
  • Comunicando eficazmente com os nossos educandos sobre o que estão fazendo na escola, verificando os cadernos.
  • Utilizando a caderneta do aluno, quando surgir alguma dificuldade ou dúvida.
  • Utilizando o dia de atendimento dos Directores de Turma sempre que se deseje saber como está o nosso educando a progredir, tanto no conhecimento cognitivo, como no comportamental.
  • Participando nas Associações de Pais e Encarregados de Educação
As Associações de Pais e Encarregados de Educação destacam-se pela importância e peso que têm, quando em bom funcionamento. Fazem-se representar em diversos órgãos de gestão, apropriam-se de informação, e cuidam em fazê-la chegar aos Encarregados de Educação. O contrário também. Conhecem a opinião e dificuldades dos Encarregados de Educação, e dão a conhecer aos órgãos de gestão da escola.
(Paula Gabriel – Professora e Delegada Distrital de Beja, 2006)